TENDÊNCIAS DE NEGÓCIOS
- NO COMERCIAL (vendas e atendimento ao cliente)
Rápido. Contínuo. Personalizado. Na década dos aplicativos esses três adjetivos caracterizam bem as prioridades dos clientes ao optarem por um serviço. Imagine que você está solicitando um sanduiche no iFood… na hora de escolher você vai verificar quantas estrelas o estabelecimento tem, qual o tempo de entrega e você pode optar ainda se quer ou não adicionar um ingrediente a mais no seu sanduíche, não é mesmo!? Em uma tarefa simples como essa buscamos:
Rapidez – tempo de entrega
Continuidade – ifood está disponível na palma da sua mão 24hrs por dia
Personalização – deixar o pedido a sua cara
Inteligência Artificial VS Human Being. A IA e a tecnologia disponível não são capazes de substituir o ser humano (na relação, no toque) – ficou meio “romantizado” né?
Let me see… explicando melhor:
Já experimentou falar/conversar com a Siri ou a Cortana? É interessante e empolgante no começo, mas depois… bem, depois você tem é raiva quando “liga” a Siri sem querer.
Então, o que quero dizer é que a inteligência artificial não é capaz (ao menos até hoje 22 de janeiro de 2019) de substituir o “tato” humano… ainda são as relações humanas que impulsionam os negócios, o comércio e é através dela que são construídas as bases de confiança, onde se fortalecem ou se estabelecem as conexões.
Não estamos condenando a tecnologia da informações (inclusive, i ♥ TI) o que quero ilustrar aqui é que: automatizar é preciso… até certo ponto! As organizações não podem abrir mão da relação (comercial) humana.
- NA SEGURANÇA (de dados, principalmente).
Cibernética. Vazamento de dados. Hacker.
Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a forma como seus dados são utilizados na rede (galera que fez ENEM 2019… lembra da redação? Então!). Para quê são usados? Até que ponto os dados são protegidos? So many questions…
Com as organizações é mesma forma… preocupação com seus dados (financeiros, comerciais, estratégicos etc). O blockchain, por exemplo, é um tecnologia que merece atenção pois pode fornecer segurança e maior eficiência para as operações (principalmente para o mercado financeiro).
Big Data. Aplicado ao cotidiano organizacional. A tendência é que as plataformas de tratamento de dados disponibilizem de maneira fácil, acessível e interativa a tradução dos dados brutos de forma que possam ser utilizados/lidos por “meros mortais”.
- NO MARKETING
Personalização. Alto valor. Conteúdo. Advogados da marca.
Lembram do Marketing 4.0? Kotler é um vidente! Não! O cara estuda o mercado, o cara estuda as tendências e bem o livro dele evidenciou a dinâmica no mundo dos negócios. O que os clientes estarão comentando em fóruns, comentários sobre os produtos/serviços servirão de base para as novas campanhas de marketing.
Bem acho que é isso. Como cheguei a essas conclusões? Vou deixar algumas aqui duas fontes de inspiração (:
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